sexta-feira, 27 de maio de 2016

Unesco declara escritos de Lutero Patrimônio Mundial

Entre os documentos está cartaz contendo 95 teses que introduziram a Reforma Protestante, em 1517. Lista de patrimônios inclui itens únicos, autênticos, de relevância internacional e insubstituíveis.

Bíblia de Martinho Lutero
A comissão alemã da Unesco incluiu nesta quinta-feira (17/03) 14 escritos de Martinho Lutero na lista de Patrimônios Mundiais. Trata-se de cartas e impressões originais, entre elas um exemplar da edição da Bíblia de Lutero em hebraico e um cartaz contendo as 95 teses que serviram de introdução à Reforma Protestante, em 1517.
Os escritos de Lutero influenciaram o desenvolvimento da sociedade durante séculos, ressaltou a ministra alemã da Educação e Pesquisa, Johanna Wanka. Ela afirmou que o título da Unesco tem ainda mais peso às vésperas do aniversário de 500 anos da Reforma Protestante, a ser comemorado no ano que vem.
Numa cerimônia no museu Lutherhaus, na cidade de Wittenberg, Christoph Wulff, vice-presidente da comissão alemã da Unesco, entregou os certificados de Patrimônio Mundial aos diretores das 11 instituições nas quais os originais dos documentos são preservados.
Segundo o Instituo Leibniz de História Europeia, que elaborou o dossiê para a nomeação dos escritos, estes mostram como um impulso religioso conseguiu desencadear um profundo processo de transformação. Tal movimento teria mudado a religião, a política, a sociedade e a cultura, através de uma nova forma de divulgação midiática, a impressão.
Para documentos serem incluídos na lista de Patrimônios Mundiais, eles precisam ser considerados autênticos, de relevância internacional, únicos e insubstituíveis. Katja Römer, porta-voz da comissão alemã da Unesco, qualifica a lista da Unesco como memória digital da humanidade – a qual inclui desde partituras de compositores famosos aos diários de Anne Frank.
LPF/kna/dpa/epd
 Fonte: Portal http://www.dw.com/pt

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Culto dia das Mães

No dia 08 de maio tivemos o nosso culto especial para o Dia das mães. Antes do culto, tivemos um delicioso café da manhã e um momento de confraternização, ao fim do culto os filhos prestaram diversas homenagens as sua mães.

O amor que nunca esquece

“O Senhor responde: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês” (Is 49.15).

Você já teve que lidar com o abandono? O abandono causa muitos sofrimentos. Traumatiza. No caso de crianças, pode comprometer o futuro. O assunto é bastante sério e precisamos refletir e promover ações para evitar e amenizar os efeitos do abandono.
É mais comum nos sentirmos abandonados quando estamos com problemas. E ao buscarmos as razões ou os culpados logo concluímos que Deus nos virou as costas, escondeu-se de nós, nos abandonou. Na verdade, desde a queda em pecado as pessoas pensam isso. Mas a Bíblia nos diz o contrário. Deus nunca esquece e não abandona os seus filhos. Este é o nosso consolo com a assinatura do Espírito Santo.
Para que possamos entender, Deus se utiliza do exemplo da verdadeira mãe, que não esquece e nem abandona seus filhos, pois o seu coração está repleto de amor. Por amor a mãe está disposta a fazer qualquer coisa pelos seus filhos, além de alimentá-los e assisti-los. A mãe não conjuga os verbos esquecer e abandonar. Assim é Deus, como as mães, incapaz de esquecer seus filhos. Deus revela que não pode nos abandonar porque, em Cristo, nos ama plenamente.
Portanto, concluímos que somos nós que abandonamos a Deus. Mesmo assim, em Jesus, o Senhor se mostra solícito em nos acalentar com o perdão e nos nutrir com sua Palavra e amor. Essa é a promessa do Pai. Por isso, mesmo que tudo diga o contrário, nunca seremos abandonados por Deus. O nosso coração pode dizer: Eu estou abandonado. Mas o Espírito Santo diz: “Eu terei misericórdia de você”. Assim como o amor de mãe, o amor de Deus em Cristo nunca nos esquece e não nos abandona, mas pelo contrário nos acolhe, protege e ama.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado pelo teu amor perfeito por nós e pelo amor das mães. Ajuda-nos a confiar que nunca seremos abandonados por ti. Abençoa os lares para que haja paz e amor. Guarda-nos em tua Palavra para estarmos junto a ti aqui e na eternidade. Por amor a Jesus. Amém."

Pastor Iderval Strelhow para Hora Luterana - Disponível em: http://www.horaluterana.org.br/multimidia/



sábado, 7 de maio de 2016

Culto de Ascensão do Senhor Jesus


Nesta quinta-feira (5 de maio às 19:30 horas), celebramos nosso Culto de Ascensão, que contou com uma apresentação teatral, que nos permitiu refletir sobre o amor de Cristo por nós ao se colocar em sacrificio e também sobre sua ressureição.

" Na companhia do verdadeiro Salvador

Ao lermos o episódio da Ascensão de Jesus, quando ele subiu ao céu, percebemos que os discípulos de Jesus ficaram atônitos. Se nós lá estivéssemos, provavelmente também ficaríamos.
Mesmo que Jesus já os tivesse alertado de que voltaria para junto de Deus, com certeza eles não podiam imaginar esta experiência marcante e única. Por isso, não é difícil de pensar que eles estavam boquiabertos.
A perplexidade da ascensão junto com um enorme vazio pela ausência de Jesus era algo que fez parte daquele momento. O livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 1º,  versículo 11, diz que dois homens de branco apareceram perto deles e disseram: “Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir”.
Importante ressaltar que a Bíblia diz: “esse Jesus”. Isso é bem importante. Não é, portanto, um “outro Jesus” que voltará. Mesmo que outras pessoas tenham o nome de Jesus, o Jesus que subiu ao céu e um dia voltará é o mesmo: Jesus Cristo, o Salvador.
Isso foi de consolo para os discípulos e é de consolo para todos os cristãos, porque somente um Salvador foi prometido por Deus. E ele veio e salvou o mundo através da sua própria morte na cruz. A salvação foi uma conquista de Jesus que morreu em nosso lugar. Por isso, a real felicidade é estar na companhia do verdadeiro Salvador.
A ascensão foi um acontecimento impactante, mas os discípulos entenderam que Cristo, o Deus Filho, não os havia abandonado. Por isso nós, filhos de Deus, sabemos que não estamos sós, pois Deus Espírito Santo está ao nosso lado e aguardamos a volta de Cristo quando veremos a Deus face a face.
Oremos: Deus amoroso e bondoso, como é bom saber que estás ao lado do teu povo e que nunca desamparas os teus filhos. Ajuda-nos a vivermos conforme a tua palavra. Amém."
Clóvis Vitor Gedrat, para Hora Luterana, publicado quinta-feira, 14 de maio de 2015

 

terça-feira, 3 de maio de 2016

Culto de Ascensão de Jesus

Na quinta-feira (5 de Maio) às 19h30 celebraremos o nosso culto de Ascensão.
Esperamos vocês!
 "Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir."
Atos 1; 11